15 de out de 2011

Dia dos Professores

Hoje é dia dos professores. Então, nada mais justo do que parabenizar todos os meus companheiros que ainda acreditam que a educação é o caminho para que mudanças aconteçam, de fato.
Sabemos que a coisa não esta boa para nosso lado, pois não somos verdadeiramente valorizados.
Quero acreditar que chegará o dia em que nossos governantes nos tratarão com mais respeito, valorizando nossa profissão, com salários dignos e melhores condições de trabalho. 
Também desejo ver o dia em que as famílias (sem querer generalizar) desempenharão seu papel na educação de seus filhos, parando de jogar suas responsabilidades na escola. Lembre-se, professor/professora não é um faz tudo! Não é nossa função consertar o que vocês não conseguem fazer em casa.
Ainda acredito que chegará o dia em que os alunos, tendo recebido boa educação em casa, chegarão às escolas tendo o mínimo de respeito pelos educadores.
Acredito no tempo, em que todos os professores estarão dando aula, porque gostam* do que fazem e não porque caíram de paraquedas, numa profissão que nunca desejaram verdadeiramente.

*Não confundam as coisas... O fato de desejar que os professores precisam gostar do que fazem não quer dizer que devam deixar de exigir seus direitos(não confundam minha fala com a daquele político** Cid Gomes que declarou acreditar que os professores devem trabalhar por amor e não por dinheiro)... sou a favor de salário dígno e excelentes condições de trabalho, SEMPRE. Inclusive foi meu primeiro desejo. Lembram!? Afinal, todo profissional anseia por valorização.

**Eu ia escrever POLÍTICO SAFADO. Mas, resolvi não soar repetitiva. Afinal, nesse contexto, são sinônimos. :)

15 comentários:

  1. Olá!
    Estou aqui graças ao seu twitter. (risos)
    Só posso dizer que concordo com tudo o que escreveu e vou ressaltar o ponto em que vc fala das famílias. É uma triste realidade. Dou aulas na educação pública do ceará e vejo que os alunos tem total falta de respeito pelos educadores. O velho ditado, educação vem de berço, responde totalmente essa questão. Tbem desejo que as famílias eduquem seus filhos e parem de jogar a responsabilidade para a escola. Afinal, ali não é depósito de alunos, apesar de muitas vezes parecer que sim.

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu estou ti seguindo...
    Amei muito aqui! *-*
    Esse é o meu, passa lá! (:
    http://katrynnachacon.blogspot.com/
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Joicy!! E pra todos os professores, principalmente os da Rede Pública de Ensino, que além do salário miserável, ainda tem que lidar com a violência dentro das salas de aula, reflexo de uma distribuição de renda extremamente injusta, de famílilas desagregadas e da droga pesada, que mata e escraviza. Eu não sou de ter esperanças em um país melhor, acredito na luta e no protesto que não pode cessar, e desejo muita força à classe para que permaneçam firmes e lutem sempre por condições mais dignas de vida. Minha profissão também de Radialista sofre com o mesmo problema em relação ao salário, mas até hoje não vi nenhuma mobilização sobre isso... O professor é sem dúvida, o grande agente de transformação da sociedade!! PARABÉNS!!! E MUITA FORÇA, LUTA E DIGNIDADE!!!

    ResponderExcluir
  4. Rafael, vc tem toda razão quando diz que os alunos têm demonstrado toda essa falta de respeito por seus professores em sala de aula. Nossas crianças e adolescentes estão jogadas, sem referencial algum. Isso precisa mudar. Os pais precisam se responsabilizar por seus filhos, dando-lhes uma boa educação em casa. Sabemos que isso independe de ser rico ou pobre, pois temos minireis e minirainhas nas escolas particulares, tbem, que se acham os donos da razão, pq estão pagando. A família perdeu seu referencial de princípios básicos. Não estou falando de moralismo, estou falando de princípios básicos de ética e cidadania. Sim, a escola tem papel fundamental nesse quesito, mas não temos que ensinar os filhos dos outros aquilo que ele já deveria ter aprendido em casa, desde muito pequeno. Valeu pelo comentário. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. ...a pois é...rs eu vivo como elis regina na musica em que diz lindamente;EU QUERO A ESPERANÇA DE OCULOS.RS SIM SOU OTIMISTA.E SO SENDO,ABRAÇEI A EDUCAÇÃO COMO FATOR PRIMORDIAL.ficaria aqui horas a fio a escrever sobre o tema.mas fato é,que se nao houver RESPEITO POR TUDO E POR TODOS ESTAREMOS PERDIDOS.cada dia vejo o quanto não se perder é importante...beijao doce amiga....

    ResponderExcluir
  6. Minha querida Ana Claudia, como eu lhe disse no facebook, "onde assino?"... Tudo o que vc escreveu é a mais pura verdade. Os fatores sociais que envolvem todos os problemas que temos percebido em torno da escola pública, é uma triste e dura realidade. O pior de tudo isso é ver o descaso de nossos governantes em relação a essa realidade. Lutar em prol de melhores condições tem sido uma das poucas maneiras de tentarmos obter alguma valorização, mas, ainda assim, tem sido muito difícil, pois não temos respostas positivas de nossas autoridades e nem sempre temos a sociedade a nosso favor! Uma grande pena. Obrigada por comentar... volte sempre! Grande beijo... :)

    ResponderExcluir
  7. Realmente no Brasil ser professor é difícil. Ter que aguentar aluna sem respeito e ainda com um salário ruim é pior ainda. =/
    http://seriesbooksmovies.blogspot.com/

    Ah, e sobre a Irmandade da adaga negra eu já li e tenho todos os livros! Na minha opinião é uma dos melhores livros!

    ResponderExcluir
  8. Wanderlaine, sempre tão positiva. rs Eu, tbem, ainda sou bastante otimista. Ainda tenho esperanças... espero acreditar que tudo vai ser diferente, algum dia! Não muito distante, assim espero! rs Obrigada por comentar, queridona... volte sempre! bjs :)

    ResponderExcluir
  9. Quando os prfessores forem realmente valorizados a sociedade brasileira evoluirá.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada por visitar e seguir meu blog! Estou seguindo teu blog também!
    Voltarei mais tarde pra olhar melhor e comentar!
    Beijo!
    Parabéns a todos os professores!

    ResponderExcluir
  11. Ai, Joicy... Tenho refletido tanto sobre essa questão da família... É td tão complexo... No final das contas, tb elas são vítimas, tanto qto nós ou @s alun@s. Quer dizer, há um projeto global para que a educação não funcione, pois, como estamos cansados de dizer e saber, não é possível manter magnatas no poder quando @s trabalhadores(as) estiverem intelectualizad@s, crític@s, cientes do poder que possuem quando resolvem lutar por algo. Há uma indústria de ignorância por trás da máscara da "democracia"em que vivemos, e a educação é máquina crucial para essa indústria. Nós, as famílias, @s alun@s, mer@s parafusos dessa engrenagem, enquanto não nos rebelarmos contra ela. Precisamos conversar!! ;) Bjos!! Amanda Gurgel - RN

    ResponderExcluir
  12. Amanda Gurgel, conversar com vc no twitter tem sido super legal. É de professores como vc que o Brasil está precisando. Sua determinação tem sido espelho para muitos colegas de profissão. Tbem preciso dizer, te achei uma fofa! rs Ah, e uma mulher arretada, tbem! :) Pessoas como vc nos fazem perceber que não estamos sozinhos na luta. Bom, com relação ao assunto em questão, eu sei que o problema das famílias é muito mais abrangente. Sei tbem que o meu comentário, por si só, pareceu simplista. Seu comentário trouxe à luz outro lado da história! Super válido! Isso que é bom, dos comentários. Ver o quanto podem acrescentar para o crescimento de todos que acompanham. Seja bem vinda! Sempre que tiver assuntos referentes a educação, te mandarei um link. Bjos :)

    ResponderExcluir
  13. ótimo post, nada mais junto que nesta data fazer refencia a umas das profissões mais importantes e tão pouco valorizadas financeiramente. Mas nosso pais é assim quanto menos se faz mais se ganha...e o professor é esquecido

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pelos elogios Joyce, adorei seu blog também! Adorei seu texto, evidênciando a parte que menciona que o professor não é responsável por TODA a educação do aluno. Acho um absurdo pais e mães jogarem a responsabilidade de formar um cidadão nas costas dos educadores. Beijos ;*

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito do seu texto. Bastante realista. Trabalho em escola pública e vejo todos os dias a luta que é para o professor manter o aluno interessado em sala de aula. O descaso que o governo demonstra com a educação é deprimente e alarmante, afinal sem uma boa educação, o que se tem realmente?!
    Gostei muito do seu blog e já o estou seguindo. Passe depois lá pelo Sook.
    BjO

    ResponderExcluir

Olá! Faça seu comentário!

Mas, NÃO DEIXE DE LER A POSTAGEM! ;)

Sinta-se a vontade!!! Sacomé, né!? Se você leu e chegou até aqui, não custa nada comentar... :)