22 de ago. de 2012

Imaginário Portinari...

Imagem daqui
[...]Num pé de café nasci.
O trenzinho passava
Por entre a plantação. Deu a hora exata. 
Nesse tempo os velhos
Imigrantes impressionavam os recém-chegados.
O tema do falatório era o lobisomem.
A lua e o sol passavam longe.
Mais tarde mudamos para a Rua de Cima.
O sol e a lua moravam atrás de nossa
Casa. Quantas vezes vi o sol parado.
Éramos os primeiros a receber sua luz e calor.
Em muitas ocasiões ouvi a lua cantar.[...]
Trecho do poema de Cândido Portinari,    
O Menino e o Povoado [Saí das águas do mar]

É com esse poema que se inicia o documentário "Imaginário Portinari" (colocarei o vídeo completo ao final desse texto, para quem quiser conferir. Vale à pena, pois é belíssimo... e, aos apressados, ressalto que é curtinho!), do projeto TV escola, DVD 01 (Arte), vol III.

Há algumas semanas resolvi que seria sobre Cândido Portinari que eu falaria, na disciplina de artes, nesse mês do folclore(22 de agosto - dia do folclore brasileiro), para os alunos da turma C - ciclo I (agrupamento de 8 anos), na escola que leciono pela manhã.

Resolvi falar sobre esse grande pintor e escritor, pois o mesmo realizou grandes trabalhos, retratando o universo infantil... nesse caso, escolhi as obras onde ele pintou algumas brincadeiras tradicionais.


Meninos Soltando Pipas
Meninos Brincando, de 1955
Moleques Pulando Cela, de 1958
 Meninos Pulando Carniça, de 1957

Futebol - 1935
Mas, como nada é fechado e eu vejo o meu trabalho com as crianças como algo que pode ser modificado e/ou adaptado, dependendo da necessidade, foi muito interessante perceber que elas não queriam apenas conhecer as obras "infantis", mas se encantaram pela série "Os retirantes"(entre outros), também.  Pois é... eles ficaram curiosos principalmente quando eu abordei as questões sociais por trás dessas obras.
Retirantes
Foi então que resolvi apresentar para eles o documentário ""Imaginário Portinari", para que conhecessem melhor sobre a vida e obra dessa importante personalidade brasileira.

Só posso dizer que as crianças adoraram(e eu tbem) saber mais sobre esse grande artista. É um vídeo curto(como já falei) e com muitos relatos marcantes... os alunos ficaram vidrados e a cada pausa dada por mim, para explicar sobre alguns pontos abordados, seus olhinhos brilhavam.

É belo ver o quanto Candinho era uma pessoa imensamente ligada à sua família e apaixonado por sua pequena cidade natal, Brodowski(interior de São Paulo). É muito bom perceber como ele retratou as questões sociais de algumas regiões de nosso país. É marcante conhecer um pouco mais sobre o garoto que saiu aos 15 anos de sua casa, acreditado por seus pais, em busca de um sonho grande, para estudar artes no Rio de Janeiro e realizá-lo. Mas, o mais bonito ainda é ver que mesmo ao efetivar esse grande sonho, ele nunca foi capaz de apagar de sua memória o amor que o menino sentia por sua terra natal.
"Vim conhecer aqui o Palaninho, depois de ter visitado tantos museus, tantos castelos e tanta gente civilizada. Aí no Brasil, eu nunca pensei no Palaninho. Daqui fiquei vendo melhor a minha terra - fiquei vendo Brodósqui como ela é. Aqui não tenho vontade de fazer nada. Vou pintar o Palaninho, vou pintar aquela gente com aquela roupa e com aquela cor. Quando voltar vou ver se consigo fazer a minha terra. Eu uso sapato de verniz, calça larga e colarinho, mas no fundo eu ando vestido como o Palaninho".
Candido Portinari [Trecho de carta enviada de sua viagem a Paris, para Rosalita Candido Mendes]
Ressalto que Portinari, além de pintor, era um grande poeta. Ao lermos suas poesias, fica claro o quanto elas refletem sua obra plástica. Então, fica a dica desse documentário maravilhoso, onde você poderá conhecer essa trajetória maravilhosa de amor e dedicação.



Após termos assistido esse vídeo, apresentei às crianças o site do projeto Portinari, onde é possível ter acesso ao link "Portinari para crianças". Para conhecer o site, basta acessar:  http://www.portinari.org.br


http://www.portinari.org.br

Sendo assim, fico por aqui!
Espero que tenham gostado.

Beijinhos...
Câmbio, desligo!

55 comentários:

  1. Flor, que linda e dinâmica foi sua aula!
    Portinari ou Candinho (rs) realmente foi um grande pintor e poeta retratando bem os conflitos sociais de nosso país.
    Bjoks
    http://deliciosailusao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, ele fez grande diferença em seus trabalhos. Justamente por essas denúncias contidas em suas obras. Belo!

      Obrigada, querida...

      bjks

      Excluir
  2. Boa tarde, Joicy.
    Conheço pouco da obra deste grande artista que foi Portinari.
    Acho que o segredo dele era manter a simplicidade e o olhar atento a tudo que é realmente importante na vida.
    É muito bom ver que crianças da era digital ainda se interessam por arte e literatura "antiga".
    Abraço, Joicy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jac, eu tbem conhecia muito pouco, até resolver pesquisar para realizar esse trabalho! Fico muito feliz ao ver os pequenos se interessanto por boa cultura(alguns podem até brigar comigo, nessa de classificar o que é bom ou ruim, mas eu arrisco em dizer isso... rsrsrs)!!! :)

      bjks

      Excluir
  3. Adorei a matéria sobre Portinari, principalmente o curta-documentário sobre vida e obra desse grande artista.
    Vou deixar na minha agenda para assistir qualquer hora!

    Queria saber, qual matéria que você leciona?
    Sou fascinado por professoras, ainda mais aqueles plenamente motivados ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wendell, se tiver oportunidade, assista mesmo! Vc não irá se arrepender!

      Eu sou pedagoga. Leciono para a primeira fase do ensino fundamental. Na escola em que eu leciono pela manhã sou professora de apoio. O que faço nessa função? Bem, deixe eu explicar... sou professora de artes para três agrupamentos: 6, 7 e 8 anos. Infelizmente, nessa primeira fase não é obrigatório o professor de área. Além disso, nos outros horários que não estou em sala de aula com as turmas, eu faço atendimentos em pequenos grupos para as crianças que têm dificuldade de aprendizagem: leitura e escrita. :D ... lecionar é minha grande paixão! Já na escola em que leciono pela tarde eu sou professora referência do agrupamento de 7 anos, que é a faixa etária do segundo ano do ensino fundamental.

      bjks :)

      Excluir
    2. Caracaa! Eu escrevi "professoras", quando deveria ter escrito " professores" em geral ... ficou com um duplo sentido :P
      Mas você entendeu. rsrs

      Nossa Joicy, bacana, na verdade eu sempre pensei em fazer Pedagogia, Letras, Filosofia, Ciências Sociais, ou qualquer curso que dê aula, pois eu adoro esse âmbito de escola, professores, provas, alunos, notas, o passar as aulas e o aprender as matérias ... acredito que eu seria um professor bem diferente. rsrssr
      Diferente porque já tive muitos professores não muito bons, e assim eu evitaria cometer os mesmos erros motivacionais, morais e relacionais com a turma; assim como também tive professores excelentes, em que pude aprender muita coisa bacana. Sem falar que iria criar muitas formas de dar aula, com criatividade, graça, e respeito, é claro.

      Mas fazer o quê né, se minha missão é seguir a área de comunicação social, em especial Cinema!

      Mas a vida é longa, e muita coisa ainda pode acontecer, não acha?


      Adorei de te conhecer um pouco mais, e saiba que desde já e muito antes, te admiro por ter e seguir essa dádiva que é ensinar algo a alguém.

      Abração Joicy!

      Excluir
  4. Oi Joicy
    Que legal toda a matéria sobre Portinari, mesmo sendo professora, acho que vc nunca, desde que acompanho seu blog postou algo tão pedagógico, agora eu posso dizer Umas e outras também é cultura kkkkkkk. A verdade é que o Brasil teve e tem muitos talentos em todas as áreas, o Portinari é um deles, um exemplo.
    Bjão. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, nunca tinha me atinado para essa questão! rsrsrs... bem, eu lembro de ter falado sobre meu trabalho(de forma bem mais indireta), numa postagem que abordei sobre a danada língua portugueesa. Mas, acho que esse realmente foi o post mais "pedagógico"! rsrsrsrsrs... bom que gostou! Portinari foi mesmo um grande exemplo! Obrigada, querida...

      bjks

      Excluir
  5. Olá!Boa noite!
    Tudo bem por aqui?
    ah..fiquei sabendo que esta postagem foi programada...
    No início desse ano, no Memorial da America Latina,em Sampa, tive a única oportunidade, até então, de conhecer um trabalho de Portinari, Guerra e Paz...um evento itinerante! Ele foi um autodidata, aprendeu lendo os grandes mestres, mas um talento excepcional...e costumava "aumentar o tamanho do corpo de seus personagens para valorizar o trabalhador brasileiro e denunciava os abusos e explorações deste tipo de trabalho, me relataram isso...Observando os quadros percebe-se que sua pintura é sem regras, sem formas regulares.
    Olhando o vídeo...todo glamour das "marias fumaças"... belo "curta"!
    As crianças vão adorar ...
    Obrigado!
    Boa quinta feira!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felisberto, um dos momentos mais emocionantes do documentário é justamente ao final, quando o filho fala do problema sério de saúde que Portinari possuia, por conta das tintas que usava. Ele estava proibido de pintar(só estava usando lápis de cor. Imagine sua tristeza em não poder pintar mais!?) quando recebeu o pedido para pintar essa obra Guerra e Paz. Foi o desafio de sua vida e a sua maior oportunidade em poder passar a mensagem de paz por meio de seu trabalho. O que ele fez? Abandonou todas as recomendações médicas e encarou esse desafio.

      Que bacana vc ter conhecido o trabalho dele! bjks

      Excluir
  6. OLá Joicy, minha querida!!

    Ahhh, agora me tocou as fibras do coração essa sua postagem sobre o Gênio,Poeta e Mestre Cândido Portinari!!

    Minha Ribeirão Preto fica a apenas 30 minutos de Brodowski,terra natal desse grande artista, onde já tive a oportunidade de visitar o Museu Casa de Portinari. Incrível a emoção de todos os que visitam esse local, por captar a a presença desse artista plástico, em seus afrescos pintados ali expostos.

    Parabéns querida pela lembrança em homenagear esse grande artista! Adoreiiiiii!

    E , muito obrigado, hein, por sua visita sempre esperada por mim, lá no Sementes Preciosas!
    Bjos da Lu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu relato, Lu!!! De alguém que conheceu esse espaço... uma vizinha! rsrsrsrs... eu adorei conhecer mais sobre ele. Um artista simples.

      Valeu, queridona!!!

      bjks

      Excluir
  7. Olá Joicy minha amiga....

    Olha, é muito interessante saber que existem colegas trabalhando Portinari com as crianças, e mais legal ainda foi o seu relato dizendo que as mesmas não se contentaram apenas com o seu conteúdo "infantil". Espero que outros profissionais possam observar sua experiência e exercitar a mente de muitas crianças Brasil a fora com esse alto nível de cultura. Parabéns viu?

    E que beleza de curta hein?

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavinho, o bom do trabalho com as crianças é que elas nos surpreendem sempre!!!!!!!

      Eu acho importantíssimo estimular esse contato com a cultura artistica!

      Obrigada, querido!

      bjks

      Excluir
  8. Olá!Joicy!
    é verdade...me lembrei que ele faleceu pela intoxicação causada por elementos químicos presentes em certas tintas antes de uma exposição , acho que era , na ONU...depois eu pesquiso, rsrs...no dia que eu fui no Memorial, o Milton Nascimento estava lá...lendo...
    Obrigado!
    Beijos
    fui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente... como lhe respondi acima. Só não sei mais precisamente como aconteceu! Vou pesquisar, tbem.
      Milton!?!? Que coisa mais linda... deve ter sido maraaaavilhoso!

      bjks :)

      Excluir
    2. A exposição seria em Milão, com aproximadamente 200 obras, e ele morreu no Rio de Janeiro.

      Excluir
    3. A exposição seria em Milão, com aproximadamente 200 obras, e ele morreu no Rio de Janeiro.

      Excluir
  9. Adorei ver esse trabalho que fizeste junto aos teus alunos de 8 anos. Sei bem que aqui, Neno( 9 anos) se empenha todo pra fazer as tarefas desse tipo, após as apresentações na escola. Eles adoram e dão banho ,muitas vezes em nós, pois sabem obras e tudo mais que , por vezes , esquecemos. Lindo,Parabéns!! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Chicaaaaa!!!! Inclusive, seu pequeno Neno veio aqui e comentou... que gracinha(mais abaixo do seu comentário)!!
      As crianças gostam muito desse tipo de atividade!! É sempre um sucesso... digo isso por experiência própria!

      bjks :)

      Excluir
  10. Voltei.. Aliás, o vídeo estou salvando aqui, pra ele ver,vai adorar! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom ler isso! Ele vai adorar mesmo... muitas pessoas subestimam a esperteza de nossas crianças e acham que eles não vão curtir, mas garanto que é um documentário que prende a atenção. bjks :)

      Excluir
  11. Ah, se todos os professores fossem iguais a você...
    É, minha amiga, rock na veia deve fazer realmente bem...rs... e por falar em rock, tenho que pedir um favor imenso a vc. Janaína está curtindo rock de umas semanas para cá... e gostaria que recomendasse alguns para ela conhecer. Tipo ' dicas da Tia Joy '...
    Obrigada! Beijossss.
    Theka.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi queridonaaaaaaa... fico feliz em dar dicas que são úteis. Sobre o Rock, pra Jana. Vamos nos falando. Vou pensar numa listinha aqui! ;)

      bjks

      Excluir
  12. O Portinary realmente foi um grande artista. Apesar de que eu acho seus quadros e desenhos esteticamente não tão belos, mas (vai ver que eu não entendo nada de artes)ele é um grande nome brasileiro.
    Eu já tive a honra de participar de uma "semana Portinary" lá em Brodowski, nessa semana os coordenadores do museu convidam artistas de várias cidades e reservam muros em toda a cidade para cada um fazer o que quizer nesse muro. ra mim sobraram quatro paineis no estádio do Brodowski futebol clube. Pena que esse evento deu uma parada.
    A casa onde Portinary morou é um museu hoje, se você ainda não foi até lá e tiver uma chancinha, pode ir que vc não vai se arrepender. Realmente era uma bela casa, e o Portinary era meio maluquinho e de vez em quando pentava uma das paredes. Hahahahahahahaha, em frente a casa dele tem uma linda praça. E o quintal da casa dele, com muitas plantas e caminhos entre o jardim, são uma poesia "in loco".
    Também tive o prazer de ver os azulejos da Pampulha que o Portinary pintou. Ficou bom demais.
    Você sabia que existe uma tonalidade de azul que o Portinary inventou e se chama azul Portinary? Hahahahahahahaha, não sei quem catalogou e porque só ele chegava até aquele azul. Mas hoje esse azul já existe por aí.
    Infelismente ele morreu contaminado pelo chumbo que existia na composição das tintas daquele tempo.
    Legal sua postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Dezinho!!! Fiquei com inveja de seu relato, de ter participado da semana Portinari em Brodowisk. Achei muito legal a forma como acontece essa semana. Deve ser uma verdadeira festa artística!!!! Eu vi relatos, no documentário, sobre essa casa/museu dele. Fiquei suuuuuuper curiosa para conhecer. Até falei com o marido aqui, que pretendo fazer uma viagem especialmente para poder apreciar essa pequena cidade. Sobre o Portinari ser meio maluquinho, acho que foi justamente isso que me cativou nele. hahahahhaahah... achei tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo de maravilhoso ele ter feito uma capela pra vozinha dele, pelo fato dela não poder sair de casa para ir às missas e pintar nas paredes os santos com rostos das pessoas da família dele. MAluquete mesmo, né!? Muito bom!!! rsrsrsr
      Eu não sabia desse azul portinari. Que lindo e interessante!!! Pois é, eu estava falando com o Felis, no primeiro comentário que ele fez, lá em cima, sobre essa intoxicação. Adorei seu relato, viu!?!?!?!?!?!?!?

      Sobre o fato de vc achar os quadros dele esteticamente "não tão belos", acho que arte cada um tem sua forma de olhar. Vc não é pior que ninguém por isso, ok!?!?! hahahahaahaha... eu por exemplo, já gosto dos trabalhos dele justamente por conta de seu jeito peculiar de pintar. rsrsrsrsrs

      bjks

      Excluir
  13. Oi Joicy!
    Muito interessante seu texto. Obviamente, eu já tinha ouvido falar de Portinari, mas nunca me aprofundei tanto assim. Seus alunos tem muita sorte em ter uma professora tão dedicada quanto você.

    Bjuss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ricky! Acho que mesmo quem não 'conhece' portinari, de certa forma, já ouviu falar dele, mesmo que brevemente! Ele é nome falado e super respeitado no Brasil e no mundo... bjks :)

      Excluir
  14. Olá, sou neto da Chica!
    Vovó disse pra olhar esse blog e eu olhei!
    Muito legal o vídeo!!
    Eu estudei o Portinari na 1º série!!!
    Adoro esse tipo de matéria!!!
    Bjs do Neno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, Neno! Fiquei muito feliz com sua visita... então vc já conhecia o Portinari!? Muito legal isso... bom que gostou do documentário!!!

      bjks :)

      Excluir
  15. Nossa que post lindo e que iniciativa bacana essa com crianças. Se tivéssemos mais disso né? Se os professores incentivassem mais a arte nessa idade provavelmente teríamos adultos maia cultos por aí. Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, há muitos trabalhos super legais, de colegas meus! Os professores(não todos, mas muitos) têm mudado a forma de dar suas aulas. Esse contato com as artes é fundamental!

      bjks :)

      Excluir
  16. Olá parceira! Este post foi bastante educativo e aprendi mais um pouco sobre sua obra. Achei muito legal a dinâmica que usa em sala de aula. O que eu sabia de mais relevante a respeito dele foi esta história de ele ter desobedecido as recomendações médicas sobre o uso das tintas.
    Gostei de ver a sua simplicidade. O fato dele ter se mudado para um lugar maior, ao contrário de muitos que ficam renegando suas verdadeiras origens, optou por valorizar.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chris, acho que foi o mais educativo dentre todos do Umas e outras... rsrsrs...

      A história do Portinari é muito bela e emocionante. O fato dele ter morrido por conta da intoxicação pelas tintas é realmente marcante. Pense? Morreu fazendo o que ele mais gostava(e por causa disso). A simplicidade dele foi um dos aspectos que mais me emocionou!

      Valeu, parceiro! bjks

      Excluir
  17. Boa tarde :)
    Como já disseram,este post foi bem educativo mesmo *-*
    Olha,me lembrei de um professora minha que sempre flava do Portinari...ela que me incentivou a criar o blog >.<

    Beijos e cuide-se :)
    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante, Sandro! Então quer dizer que vc foi incentivado por uma professora, a criar o seu blog!!?!?! Adorei saber disso!!

      bjks :)

      Excluir
  18. Oi Joicy!
    Nossa que post educativo! Acabei lembrando de uma prova que fiz, pois tinha a imagem do quadro "retirantes". Haha
    E adorei a ideia de ter trabalhado com seus alunos usando Portinari na aula de artes.
    Adorei saber mais um pouquinho sobre ele e depois vou dar uma olhadinha no link do projeto que você deixou.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blake, as obras do Candinho circulam bastante por aí... na maioria dos livros de história, tem aos montes.

      bjks :)

      Excluir
  19. Joicynha, Leoa!
    Tudo bem?
    O Portinari é um dos grandes nomes da pintura de nosso país, e motivo de orgulho, com certeza, e a temática é Brasil de origem, desde sua fase dos escravos, além dos retirantes, e por aí vai.
    Estudei bastante sobre ele na faculdade de Artes Plásticas, e junto com o Volpi, se assemelha em vários aspectos.
    Parabéns pela tua aula às crianças, e, sim, concordo totalmente que tenha que mostrar a eles além da temática infantil, e começando por Portinari, tem muitos a serem explorados, a Tarcila do Amaral, por exemplo, acho que eles se interessariam.
    Já tive a satisfação de ver um Portinari ao vivo aqui no MARGS, Museu de Artes do RS, em Porto Alegre, e a intensidade das pinceladas, aliada a profusão das cores, é algo incrível!

    Beijos e ótimos dias! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Cissa! Eu não sabia que vc havia feito faculdade de artes plásticas! Conheço bastante o trabalho do Alfredo Volpi. Desenvolvi trabalho dea rtes com as crinças de 7 anos, no mês de junho. Elas amaaaaaram! Ainda pretendo trabalhar sobre a Tarcila do Amaral, nos próximos meses. Valeu pelas dicas, querida...

      bjks :)

      Excluir
  20. Um cara talentosíssimo, e o bom foi que ele dedicou esse talento para homenagear as crianças, já tinha visto na internet e em livros alguns quadros dele, mas esses no qual ele retrata a infância e as crianças não conhecia. Lindo texto e excelente homenagem a esse maravilhoso pintor.


    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdade é que Candinho dedicou seu talento para retratar de tudoooo que há nesse nosso brasilzão e, claro, as crianças não poderiam ficar de fora!!!

      Obrigada, Paulo!!!! :)

      Excluir
  21. Hey Joicy
    Td bem??
    Portinari é o grande exemplo de ser humano, de brasileiro que saiu de baixo, lutou pelos seus sonhos, para conseguir chegar onde chegou e nunca esqueceu de onde veio demonstrando isso tanto em seus poemas e nas obras que retratam sua infância quanto nos retratos do povo de sua cidade natal.
    Muito bacana a sua aula com as crianças mostrando esse grande artista e grande brasileiro que foi Portinari.
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo resumo, Leo! é bem por aí, mesmo!!!! Enfim, um grande artista!!!! Valeuzão!!

      bjks

      Excluir

  22. Olá Joicy,

    Vi o vídeo e adorei a oportunidade de conhecer tantos detalhes da vida de Portinari.
    Acho muito importante este seu trabalho junto às crianças, pois proporciona
    a elas o despertar pelo gosto das artes.
    Mesmo no vídeo é surpreendente como as crianças falam sobre ele com entusiasmo e admiração.

    Linda e rica postagem.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Vídeo é maravilhoso mesmo... assisti 3 vezes! Muito obriigada, querida!!!! Tbem achei tudo de mara ver a forma como as crianças falavam sobre ele, no vídeo! Com propriedade e entusisasmo!

      bjks

      Excluir
  23. Um trabalho muito bacana esse de levar a arte até as crianças. melhor ainda é sentir o retorno. sei que se um professor meu levasse pra sala um tema desses só eu prestaria atenção rss (nerd!) beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alê, a verdade é que a forma como um professor apresenta determinado conteúdo pode fazer com que todos se interessem. Mas, pode ser mais fácil para mim, pois lido com crianças. Crianças são muito interessadas nesse universo das artes!!! ;)

      Adorei sua visita... volte sempre que desejar!

      bjks

      Excluir
  24. Que post bacana Joicy!

    Portinari é um desses grandes brasileiros de quem sempre ouvimos falar, mas que, por vezes, cometemos o pecado de não procurar conhecê-los melhor. Amei as obras, me tocaram de uma forma especial. Assim que a minha internet lenta deixar, terminarei de ver o documentário.
    O seu trabalho como professora é ótimo! É sempre bom quando um professor apresenta um projeto interessante. =D

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida!!!!

      É verdade, Portinari é super conhecido, mesmo por quem sabe nada sobre ele! rs... acho que um dos erros dos brasileiros é essa falta de busca pela cultura nacional! É algo que precisa mudar, né!?!?

      Espero que consiga ver o vídeo! é maravilhoso...

      bjks :)

      Excluir
  25. Um artista completo. É impressionante como, ao fazermos uma pesquisa mais detalhada sobre alguém, descobrimos facetas que ainda não eram do nosso conhecimento. Gostei de saber que as crianças o amaram. A forma de apresentação delas à arte abre variados caminhos para seu desenvolvimento.Bjs.

    ResponderExcluir
  26. POrtinari é um dos meus artistas preferidos...
    Adoro como as cores não estão ali simplesmente para representar alguma alegria.. são assim... naturais e não escondem os dois lados de um mesmo universo.

    Crianças são surpreendentes, bom ouvir que elas fixaram o olhar nestes dois ângulos.

    Ah... Parabéns por se preocupar em mostrar isto a elas...
    Só fui conhecer algo além em artes quando minha profe da sexta série resolveu desafiar o diretor e dar aulas de artes com teoria!

    ;D

    ResponderExcluir
  27. Com certeza esta aula foi um presente e tanto que você deu para as crianças Joicy, eu nunca fui um grande entendedor da histórias dos maiores pintores, mas acredito que a pintura foi uma das primeiras expressões artísticas que me chamou a atenção. Eu lembra que na biblioteca da escola onde fiz o ensino fundamental tinha um livro enorme com a reprodução de diversas telas de astistas brasileiros e de estrangeiros, ao ver algumas das que você postou acima eu me lembrei imediatamente do livro, e do tempo que eu passava lá na biblioteca o contemplando enquanto matava aula (não conte pra ninguém, mas eu acho que eu era o único que matava aula e ia para a biblioteca)...

    Se esta aula ficar na memória de algumas destas criança, como aquele livro ficou na minha, o presente maior certamente será seu, nada mais gratificante do que poder introduzir uma criança ao mundo das artes!

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/08/monty-python-em-busca-do-calice-sagrado.html

    ResponderExcluir
  28. Oi querida Joicy, andei meio atarefada com coisas da escola e só agora li seu maravilhoso Post! Adorei sua proposta de trabalho com as crianças e vou correndo dar uma espiada no site...Você como sempre uma professora encantadora!!! Parabéns!

    ResponderExcluir

Olá! Faça seu comentário!

Mas, NÃO DEIXE DE LER A POSTAGEM! ;)

Sinta-se a vontade!!! Sacomé, né!? Se você leu e chegou até aqui, não custa nada comentar... :)