19 de out. de 2012

A arca de Vinícius!!

Hoje eu iniciei com os alunos da turma C1(8 anos), na escola que leciono pela manhã, um trabalho sobre o grande artista Vinícius de Moraes.

Eu entro nessa turma toda sexta feira e coincidentemente, hoje, dia em que iniciamos este trabalho, seria aniversário do Poetinha (como ficou conhecido) que faria 99 anos, se estivesse vivo. Eu nem tinha associado a data de nascimento dele ao dia de hoje... Sou tão sonsa que estávamos esmiuçando, juntos, sua biografia e uma aluninha falou do fundo da sala(viu como a turma do fundão também presta atenção?) "Nossa, ele ia fazer aniversário hoje"... foi uma festa quando descobrimos isso e aproveitamos para fazer as continhas e calcularmos a idade que ele teria se estivesse vivo. As crianças ficaram de boca aberta com o resultado e uma delas falou "é... ele ia ser beeeeeeemmmmmmmmm velhinho, né?".
Imagem retirada do site oficial
 
O título de meu texto se deu pois ao apresentar o trabalho "A arca de noé" (levei tbem o CD), outra aluna, ao final da aula, se aproximou de mim e disse "Nossa, prô, eu gostei muito da aula... ele fez tantas músicas legais. Esse livro(apontando para o livro que estava em cima da mesa) não deveria se chamar a Arca de noé, mas, sim a Arca de Vinícius. E eu vou falar uma coisa, mas é segredo. Na igreja falaram sobre a arca de noé, só que essa aqui é mais divertida"... o que posso fazer se eu concordo com a garota!??!!??! rsrs



Vou deixar um link para quem se interessar em conhecer detalhes da vida deste grande ícone brasileiro. Para acessar, clique aqui

Imagem retirada do site oficial
Eu nem estava pretendendo fazer esta publicação, mas foi tão interessante a coincidência (pelo menos para mim, sim!) que resolvi compartilhar. E, claro, Vinícius merece essa atenção!!! *-*
 
Então é isso...

Beijinhos!

Câmbio, desligo!

63 comentários:

  1. pô fessora ! nós do fundâo tbm prestenção....rsrs, mas enfim , tomra que ele seja bem lembrado no ano de seu centenário, pois este merece muito.Mas como pode que em tempos q o povo das redes sociais lembram e publicam o aniversário e dias comemorativos de tudo qto é treco, estava passando em branco se não fosse sua publicação....abraço Joicy !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Messias, super obrigada pela visita e comentário, querido!!! Realmente, diante de tanta coisa compartilhada por lá, fiquei admirada por não ver um comentáriozinho sequer sobre esse grande poeta!!!! Obrigadaaaaa, novamente!!

      bjks

      Excluir

  2. Joicy!!!!!!
    Tudo bom com vc?
    Muito legal vc compartilhar isso! Uma coincidência mesmo. E foi muito bom pq não deixou passar algo assim despercebido!
    Ah mulher, estou numa fase bem tensa...tipo recebi dois baques bem na véspera do meu niver. Acho que as pessoas não tem consideração uma com as outras. Mas enfim...a vida é tensa...muito tensa.
    Olha não entenda mal..eu amo o Depp também! Além de bonito o acho um baita ator. E exatamente por achar isso que gostaria que ele fizesse mais prsonagens não muito caricatos pois assim ele pode concorrer melhor ao Oscar. Lembro que uma vez ele disse que desejaria ganhar o Oscar mas por um personagem realista. Adorei ele em Public Enemies.
    Bom o Facebook pra mim sempre limito mais no chat..vejo alguma coisa engraçada e pronto. Quero tentar me desapegar um pouco do face mesmo sendo dificil kkkk. Quero me dedicar mais ao meu blog.
    Deixa eu falar! Estou mega viciada em Walking Dead! Aquilo é muito bom mano!! A série certa no momento certo! Tudo é envolvente (inclusive o Daryl ahshahsahsh) mas tá muito boooom!
    Seguinte..a idéia do encontro blogosférico é demais! Eu vou sim, com certeza! Quero muito te conhecer pessoalmente! Eu não conheço muitos de SP..sei que o Manfio é (bacana ele ir no show e no encontro! Vou conhecê-lo também), aí tem o Serran;.;tem a Lu...o André é de SP mas de outra cidade. Enfim..muitas fotenhas! Não sou uma expert em SP mas te levando no centro da city pra ver o que é uma metrópole vale á pena.
    Minhas férias já estão acabando! @_@ Por que as coisas boas acabam tão rápido?
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiii... férias acabando!? Pô, assim não pode!! Realmente, o que é bom dura muito pouco. Pelo menos teremos alguns feriados daqui adiante.

      Ei, como assim dois baques?!!?!? Poxa, Tsu... não se deixe abalar.

      Eu compreendo o que vc quer dizer em relação ao Depp... inclusive, sempre gostei muito dos trabalhos que ele fez nos filmes baseados em fatos reais, como o que vc citou "Inimigos Publicos". Tbem gosto deeeeeeeeeeeeemais dele em Profissão de risco, Donnie Brasco, Em busca da terra do nunca... o cara manda bem pra caramba!!!

      Ahhhhhh, então vc está assistindo TWD?!!?!??! Aquilo ali é viciante mesmo... eu adoooooooro o daryl. Sabia que ele foi criado somente para a série televisiva? Não existe nos quadrinos. Inclusive, se vc nunca leu as HQs de TWD, super indico...

      Estou contando os dias para nosso encontro, no final do ano!! ;)

      bjks :)

      Excluir
  3. Oi Joicy, ando meio corrida, inventei de fazer uma pós em coordenação pedagógica da UFG, que tá me deixando louca, mas, comecei a colocar a leitura em dia...rs. Amei o post, sou fã do poetinha e amoooo a Arca de Noé, é tudo de bom! Que bacana o trabalho que vc desenvolveu com seus alunos, muito bom vc apresentar poesia e música de qualidade a eles, e a coincidência do dia então, perfeito! Beijos lindona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo, querida...

      Então vc está fazendo essa pos? Uma amiga minha, professora na prefeitura e coordenadora no estado, tbem está fazendo!

      O Poetinha merece nossa atenção... muito obrigada, querida!!!

      bjks

      Excluir
  4. Houve um tempo, acho que nos anos 90, no qual eu era mais ligado em MPB, que escutava muito o Vinícius e o Toquinho, realmente foi um dos maiores ícones da música brasileira, grande letrista, poeta, e, ao lado do Toquinho, escreveu os maiores clássicos da música nacional. E concordo com o Messias, só soube do niver do Vinícius através de sua postagem no Face e a sua chamada do post, incrível como o povo brasileiro está num nível tão baixo de cultura que hoje, as pessoas estão preocupadas em assistir a um final de novela alienante, ao invés de lembrar de seus ícones que contribuíram para o que de melhor aconteceu em nossa cultura.

    Parabéns pelo texto, abração pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, eu sempre gostei dessa parceria que Vinícius fez com Toquinho... dela, saíram verdadeiras obras de arte. Sem contar com o trabalho deles dois, para as crianças. Um arraso mesmo.

      A verdade é que estamos numa época em que a visão de cultura está sendo jogada no bueiro, Cheng... as pessoas não se interessam mais. Contudo, é por acreditar que pode ser diferente que desenvolvo esse tipo de trabalho. Vamos fazendo as coisas darem certo, nem que seja com passos de formiguinha, né!?

      Abraçãããããoo e obrigada...

      Excluir
  5. Eu tenho o este livro e o CD. rsrsrsr
    Adoro o poema inicial. Sete em cores, de repente
    O arco-íris se desata. . . .
    É lindo.
    Obrigado bela lembrança.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janice, esse trabalho dele foi fantástico... o livro é um luxo, uma graça!!!!

      bjks

      Excluir
  6. Oi Joicy
    Que legal vc lembrar do grande Vinicius, ele contribuiu muito para a música popular brasileira, com suas composições, e na literatura também. Eu me lembro do Especial Arca de Noé da Globo, é eu tô velha kkkkkkkk. Parabéns, como eu sempre digo: Umas e Outras também é cultura!
    Bjão. querida. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não poderia ser diferente, né?!Ainda bem que aconteceu a coincidência. Depois disso eu prometi que ficarei atenta nesses pequenos detalhes. rsrsrsrs... afinal, esses artistas merecem ser lembrados.

      Viu só?? Umas e outras tbem colabora com a cultura... rsrsrs

      Obrigada, queridona...

      bjks

      Excluir
  7. Parabéns pela homenagem a esse grade homem..
    Turma do fundão tá com tudo né? rsr
    Um beijo carinhoso e um sábado especial pra você viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila, ele merece né!? rsrsrs... simmmmm, a turma do fundão tem se mostrado bem participativa! rsrsrs

      Obrigada, querida...

      bjks

      Excluir
  8. Apresentar Vinicius pra turminha deve ter sido lindo mesmo. Ele merecia a coincidência sim!! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sim, lindo lindo, Chiquinha... :)

      Feliz coincidência...

      Obrigada... bjks

      Excluir
  9. Joicy querida,

    Estarei sendo repetitivo, já disse isso inúmeras, mas realmente precisamos de mais professoras como você. Me sinto orgulhoso de ser seu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruninho, muito obrigada, meu querido!!! Encheram meu coração de alegria, as suas palavras!

      bjks

      Excluir
  10. Oi Joycinha,

    Tudo bem? Gosto de Vinicius pela frases soltas e pelo comportamento irtreverente. Mas, gosto particulamente pelo ensaio a mulher, pela intensidade nos sonetos para o primeiro passo.

    Quanto a festa com os meninos, só reforça que a imortalidade da cultura é possível.

    Beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir

  11. Olá Joicy,

    Gosto muito de Vinícius e acho muito importante este trabalho que você fez com seus alunos a respeito deste grande Poetinha. Pelas questões levantadas pelos alunos observa-se que eles estavam atentos e interessados pelo assunto, mesmo a turma do fundão (rsrs).
    Parabéns, pois vejo que você é uma uma mestra que leciona com amor.

    Ótimo domingo.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo trabalho com as crianças da sua turma Joicy. É importantíssimo o embasamento cultural para elas, e professoras como você, sem dúvida, sabem mesmo o grande marco da posia brasileira que foi Vinicius de Moraes.

    PS; em motivo da faculdade, trabalhos e provas, não tive muito tempo para passar nos blogs dos amigos lá da Blogosfera (você, José Bruno, Luciana, Matheus e outros), nem mesmo de postar coisas novas no meu blog, mas agora estou me atualizando das postagens de todos vocês. :)
    Forte abraço.

    http://www.leituradecinema.com.br/2012/10/rec-3-genesis.html

    http://www.leituradecinema.com.br/2012/10/dancando-no-escuro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço, Matheus... não se preocupe por sumir! Entendo perfeitamente... afinal, é a correria do dia a dia.

      bjks

      Excluir
  13. Eu tb nao sabia qdo ele fazia aniversário, mas tb fiz um trabalho sobre ele na escola. EU mais do que ninguém sei que a turma do fundao presta atenção. Na escola eu estava sempre na frente, até pq precisava copiar, mas na faculdade eu ico bem lá atrás só ouvindo pq raramente os profs escrevem no quadro. Apesar de falar bastante, eu tb presto atenção e aço o tipo da estudiosa mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahhahahahahaha... eu tbem já fui do fundão, ale!

      Muito obrigadaaaa!!!

      bjks

      Excluir
  14. Uma coincidência feliz. É tão bom ver que professores, como você, lecionam apresentando às crianças grandes nomes como o de Vinícius. Esse contato com sua maravilhosa escrita pode trazer resultados maravilhosos. O comentário de sua aluna sobre a arca é um exemplo disso (rss). Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, minha querida poetisa, eu acho que enquanto professora tenho que proporcionar à eles, o contato com os diversos tipos de cultura, principalmente qdo se tem pouco acesso, né!? Muito obrigadaaaa! :)

      Excluir
  15. E eu só via aqui no teu blog que sobre o aniversário dele! Uma agradável coincidência.
    Vou passear lá pelo link que você deixou. Gosto tanto de Vinícius e conheço de maneira tão superficial.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo retorno, Ana! Vinícius merece que façamos um tous, sobre sua trajetória!! ;)

      Excluir
  16. Senhor Profeta, eu ia enviar esse comentário para meu esSPAMgoto(assim como fiz com os outros), mas resolvi que irei deixar aqui e responder...

    Então, é o seguinte... acho uma falta de respeito o senhor vir aqui com seus comentários prontos (descarado copia e cola)... vc não tem ao menos a decência de vir ao espaço alheio para ler a postagem e deixar um comentário pertinente.

    Diante disso, quer saber? Todas as vezes que você aparecer aqui farei questão de lhe responder atenciosamente, como acabo de fazer.

    ResponderExcluir
  17. Olá Joicy,

    Muito importante esse incentivo aos alunos, os resultados sempre são muito positivo.Gosto muito do Vinícius de Moraes, assim como tantos outros e acho uma excelente homenagem que fizeste com seus alunos. Eu acho que os Educadores deveriam receber os melhores salario com tudo que tem direito, porque eles são a peça chave para educação e a cultura de um País.Muito difícil ser educador nos dias hoje. Na minha família tem muitos professores, e todos eles amam o que fazem, e fazem por amor.Isso é muito bonito!
    Você deve ser uma excelente professora, e seus alunos devem gostar muito do seu trabalho com eles.
    Parabéns!
    Deixo um grande abraço, com desejo de uma ótima semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida, super obrigada pelo coment... fico muito feliz em saber que seus familiares professores gostam do que fazem. Isso é importantíssimo...

      bjks :)

      Excluir
  18. Olá, Joicy.
    Lembro das canções do Vinícius nos especiais infantis que passavam na infância, como Plunct, Plact, Zum (desencavei, he, he), e outros com o Balão Mágico, Raul Seixas, Toquinho e outros cantores que não lembro o nome (mas lembro das músicas).
    Acho que a música é uma forma de se propagar conhecimento e gosto pela cultura, mesmo que os pequenos não se deem de conta disso.
    Abraço, Joicy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jac, acho tão mágico esse período musical das décadas de 70/80... pelo menos ainda temos a possibilidade de ter contato, com essas preciosidades, né!? E, viva a tecnologia... concordo demais com vc! :)

      bjks

      Excluir
  19. Olá, amiga Joicy!
    Além da ótima aula, fizeste uma bela homenagem ao grande poeta Vinícios.
    Sou fã de todo seu trabalho. Desde adolescente que tenho memorizado "Soneto de Fidelidade".
    A aula sobre o poeta foi muito oportuna. É bom nossas crianças conhecer para valorizar nossos mestres da poesia desde cedo mesmo.

    Parabéns pelo profissionalismo!

    Abraços fraternos do amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bentinho, querido escritor... essa aula foi mágica mesmo. O soneto da felicidade é... bem... é maravilhoso!!!!

      abração

      Excluir
  20. Não mais cá passarei "criatura estúpida"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço... melhor assim!!!!!!!!!!!!!! Pois, estupidez, para mim, é uma pessoa ter a irracionalidade de aparecer no blog alheio apenas para fazer merchan de seu próprio blog.

      Ps. Aquela tbem foi minha última passada em seu blog(acho que o meu alerta surtiu efeito)! E tenho dito...

      http://umaseoutrasjoicy.blogspot.com.br/

      Excluir
    2. Joicy morri de rir aqui com essa história de "criatura estúpida"! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk desculpe-me, mas vc deu uma resposta muito boa e eu acho que darei uma resposta à altura quando tiver a visita dele.
      Ameiiiiiiiiiii o que disse, sua "criatura estúpida"! Você foi 10.

      Excluir
    3. Marly, muito obrigada, querida!!! hahahahahahhha... eu ri demais de sua gargalhada e comentários. Mas, é por aí mesmo... esse tipo de gente precisa acordar pras coisas... vivendo de forma onde só querem se beneficiar às custas dos outros. Esse senhor profeta achou que me ofendeu com seu "criatura estúpida, mas está redondamente enganado. Até mesmo pq não acho que a estúpida da história sou eu... rs

      bjks ;)

      Excluir
  21. Olá Joicy!

    Tudo bem?

    Gostei de ler acerca do grande Vinícios. Para nos tornarmos poetas, precisamos com os melhores.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Cris... Vinícius foi e continua sendo um grande nome da cultura brasileira... :)

      bjks

      Excluir
  22. Esse Vinicius é mesmo incrivel, adoro os poemas dele sem falar nas musicas e cronicas ^^

    ResponderExcluir
  23. Adoro Vinicius, seus poemas são otimos sem falar das musicas e cronicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me esbaldo com muitas delas... algumas, inclusive, citadas por queridos blogosféricos, nesta postagem!

      Merece palmas, esse danado vinícius! rs

      bjks

      Excluir
  24. Nossa, que tudo foi essa sua aula! E que bom que os alunos gostaram de aprender sobre Vinícius (foi um grande poeta). Em meio a tanta vulgaridade reinante no cotidiano, é bom saber que ainda conseguimos tocar o coração e a mente de nossas crianças para a boa literatura, a boa música, enfim... Parabéns pela aula, por ter conseguido aproveitar a coincidência e pelo post, que ficou tão aconchegante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi especial, Marina... muitas são, mas algumas mais que outras. Acho que nosso papel é este, né? Digo, tbem... de permitir que nossos alunos tenham acesso com esse importante material literário e musical... :)

      Obrigadaaaa...

      bjks :)

      Excluir
    2. Ah... a coincidência foi a cereja do bolo... rs

      Excluir
  25. Que maravilha lembrar o nosso Vinícius! Ele já está bem eradinho, mas continua sempre tão atual, tão irreverente, tão romântico, tão sábio e tão poeta. E a arca dele é bem mais divertida sim, eu também acho!
    Beijokas doces e uma boa semana [com horário de verão...]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly, é isso que acho maravilhoso... mesmo antigo, tão atual... o danado não tem data de validade. rsrsrsrsr
      Essa parte da arca ficará marcada... rsrsrs

      bjks :)

      Excluir
  26. Oi Joicy!! Passando para conhecer seu blog e no primeiro post me deparo com essa aula sobre Vinícius..que bela coincidência!! Parabéns pelo seu blog, gostei muito e já estou te seguindo. Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Sandra... logo lhe farei uma visitinha, prometo!

      Bom que gostou do meu cantinho...

      bjks

      Excluir
  27. Eu adoreeeei! Também sou professora e por isso me encanto bastante com publicações como esta, sei da realidade nas escolas..e, por isso, fico tão feliz ao saber que conseguiu levar Vinicius de uma forma tão descontraída para os alunos e, assim, despertar-lhes o interesse. Amoooo! Parabéns!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, adorei seu comentário! Muito obrigada...

      Precisamos fazer o diferencial, né!? Sair do "mais do mesmo" e permitir que nossas crianças tenham acesso à este rico material literário e musical que nosso povo possui.

      bjks :D

      Excluir
  28. Olá Joicy,
    a minha ausência na blogosfera foi grande mas a saudade e a vontade de escrever foi bem superior...!!
    regressei e começo por visitar (aos poucos) aqueles que me habituaram com a sua amizade.

    quanto ao seu post... não me atrevo a falar de Vinicius, ele é demasiado Grande e as minhas palavras demasiado pequenas para falar dele...!!
    mas a sua aula foi enorme... a prova está no comentário inteligente da criança que batizou a "Arca" com o nome de Vinicius...!!

    bj...nho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergiooooooooo... que coisa mais linda, receber sua visita(em forma e poesia... pois, sim, suas palavras são pura poesia! Adoro)... eu estava com saudades... rsrs Feliz com seu retorno!!!

      Lindo o que falou sobre o grande Vinícius...

      bjks :)

      Excluir
  29. Eu sempre fui da turma do fundão, rs.
    E foi realmente muito interessante esta coincidência, suas aulas realmente são muito produtivas, do contrário, a sua aluna não teria feito este comentário da Arca de Vinícius.
    Admito minha ignorância em MPB, conheço mais seu trabalho na literatura. Está de parabéns Joicy!

    => CLIQUE => Escritos Lisérgicos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chris, eu sou a prova viva de que a turma do fundão é produtiva... rsrsrs... durante um bom tempo eu fui do fundão. hahahhahahah... confesso, nem sempre, mas na adolescência sim.

      Obrigada! A galerinha é sempre participativa, em minhas aulas. Gosto de estimular a curiosidade dos pequenos. Acho imprescindível!!

      bjks :)

      Excluir
  30. Eita que esse escritor era um dos meus preferidos na escola, minha professora de Portuga estudava muito com os textos e livros dele... =D

    ResponderExcluir
  31. Olá Joyce (:
    Minha mãe é professora e fico encantada com a inteligência dessa meninada, rsrrs eles são sinceros e puros! E deve ter sido muito bacana para você ter levado o grande Vinícius pra eles e rolar tudo isso! Bacana demais,e a da arca de noé na igreja foi ótima, eu ri demais! rsrsrsrs

    P.S: tentei modificar algumas coisinhas lá no meu blog nos comentários, acho que ficou melhor, se não avisa que eu tento de novo rsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Ola, amei o post.

    Eu tenho a arca de noé, ganhei quando criança, era tão bom viajar nessas poesias: a porta, a casa, o relógio, a foca e de tantos outros poemas.
    Fico extremamente feliz por ver que você, sendo a maravilhosa professora que é, proporcionou um momento de puro prazer e diversão pra criançada.

    Abraço.
    Jeferson Barbosa

    ResponderExcluir

Olá! Faça seu comentário!

Mas, NÃO DEIXE DE LER A POSTAGEM! ;)

Sinta-se a vontade!!! Sacomé, né!? Se você leu e chegou até aqui, não custa nada comentar... :)