1 de set. de 2012

Marcas na pele... forever! #3

Os leitores do Umas e outras já sabem de minha paixão por tatuagem, né!? Inclusive já fiz algumas postagens falando à respeito disso. Clique no título à seguir e você poderá saber um pouco mais sobre essa minha paixão e algumas dicas importantes para quem deseja fazer alguma tatuagem: Marcas na pele... forever.

Hoje, falarei novamente sobre essa temática, mas dessa vez não será sobre mim. A postagem foi feita com a finalidade de apresentar uma super querida amiga, Helaine Paula.

Colocarei aqui um texto que ela enviou para mim, tempos atrás, quando decidi fazer essa postagem. Achei interessante publicar algo sobre o cotidiano dela, para que possam entender que tatuados não são "bichos de sete cabeças", mas, sim, pessoas comuns(tá, não tão comuns assim. rsrsrs) que vivem a vida como a maioria das pessoas. Pois, por incrível que pareça, mesmo estando no século XXI o preconceito ainda acontece(mais do que imaginamos). 
"Bem, sou Helaine, pedagoga e trabalho em sala de aula há 27 anos, os quais me proporcionaram uma relação de afetividade intensa com a profissão que me escolheu!!! Já trabalhei com todas as séries do Fundamental e Educação Infantil. Alfabetizei por 23 lindos anos. Fui coordenadora em Educação Infantil, mas confesso que prefiro a sala de aula. Hoje trabalho com alunos de 4º e 5º ano e amo estar com eles, pois são provocativos, e desafios me fazem bem!
Tenho uma rotina, como outra pessoa qualquer, que trabalha de “sol a sol”, mãe de uma pequena grande família. Tenho uma filha, hoje com 24 anos, a Larissa, que se prepara para ser atriz, cursando Artes Cênicas na Universidade Federal de Goiás. Mas, dentro dessa rotina, sempre encontro um jeitinho para curtir outras atividades que me fascinam. Amo viajar, e estou sempre envolvida em eventos e viagens com meu namorido.
Amo de paixão a arte no corpo, especificamente as tatuagens. Tenho 60% do corpo tatuado, participo sempre de convenções sobre esse tipo de arte. Participei do 1º Miss Tattoo Goiânia, em 2010, no qual conquistei o 2º lugar (com gostinho de 1º), participei da 2ª edição da Revista Tattoo Gyn no mesmo ano.

Divido meu tempo corridíssimo, e dedicando também à música. Sou tecladista em uma Banda Black Metal (Banda Maldição), que trabalha uma atmosfera mística, melódico/sinfônica, que me atrai muito. Além de acompanhar os shows e trabalhos da Horda Heia, que tem como líder meu querido namorido Henrique e na qual devo fazer uma participação no próximo cd.

Música me fascina. Amo Rock n’ roll. Ouço Heavy metal, Black metal e me atento a outros estilos. Gosto demais de MBP, da música nacional (Raul Seixas, Titãs, Engenheiros do Hawai, Oswaldo Montenegro, Marisa Monte... e muitos outros, principalmente a música dos anos 80, que para mim foi “a década” na música nacional), e quando posso me ligo também na arte regional, que também merece ser valorizada. Estou sempre de olho em eventos culturais: shows, exposições, livros, teatro, atividades circenses (na qual tenho vários amigos).


Dedico meu tempo reservado à leitura voltada a assuntos relacionados à educação e revistas que para mim “refrigeram” o ato de ler com textos em revistas como, Super Interessante, Mundo Estranho (pois gosto de levar informações diversas e curiosidades aos meus alunos). Mas, também leio autores diversos... O livro que me acompanha desde a adolescência e que leio e releio, pois nele existem citações que vira e mexe se encaixam em experiências vividas por nós, é O Profeta, de Gibran Khalil Gibran (que amo), escritor libanês maravilhoso. Também do mesmo autor já li: Almas rebeldes, O precursor, O louco, As ninfas do vale, Uma lágrima e um sorriso, Asas partidas.

Como projeto de vida, desejo continuar exercendo minha profissão no meu melhor e dar continuidade a todos os projetos nos quais estou envolvida. Dedicar-me sempre à minha pequena grande família, meu relacionamento (casamento por perto, rss).
Sonhos??? Infindos... "
Depois desse completíssimo texto há pouco para ser acrescentado. Só digo que a Helaine é do tipo de mulher maravilha. Uma pessoa que todos gostam de ter por perto, com um astral elevadíssimo, linda por dentro e por fora. Só nos encontramos nos "roques" da vida, mas a sintonia que temos nesses momentos é imensa.

 Para finalizar a postagem, deixo aqui algumas fotos dessa querida.

De cara limpa...

 Um charme!

Muitas marcas na pele... arte!

 

No Miss Tattoo Goiânia...

Sempre estilosíssima!

 Seu lado musical...
Todas as fotos anteriores são parte do arquivo pessoal de Helaine.
Helaine, meu marido, meu filho e euzinha, na Convenção Tattoo Rock Fest 2012

Finalizo com um agradecimento à querida Helaine, por permitir que eu mostrasse um pouco dela aqui no Umas e outras. Continue assim, sempre autêntica.

Aos leitores, sintam-se à vontade... se você gosta de tattoos, comente. Se não curte tatuagens, comente também... pois todos os comentários serão bem vindos, desde que sejam escritos com respeito.

Beijinhos...
Câmbio, desligo!

29 comentários:

  1. Olá, querida Joicy! Eu necessito de tatoos! Pô, cada dia acho mais bonito... Meu sonho é um dragão vermelho, tipo aquele das máfias japonesas... Cara, vai ficar lindo! Um dia!!! Helaine Paula está de parabéns - beauty and beauty tatoos!

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blospot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre visito este blog e leio sempre os comentários, Tenho o corpo 50% ou 60% tatuado, sempre tive cuidado nas escolhas. São três tatuagens que toma o corpo quase todo. Tem símbolos que são visto com mal olhos e a discriminação é grande. Outros desenhos vão criar problemas. Não tenho problemas pois coloque flores fadas e duendes.
      É Um jardim só.
      rsrsr Boa sorte na escolha.
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Oieee minha linda amiga Joicy, "trenzona" de Goiânia!! rss

    Olá, Helaine, aqui é a Maria Lucia, mas pra você, somente Lu...
    Menina do Céu! Eu já arregalava os olhos ao ver na telinha as tatuagens da querida dona desse blog...e agora, olhando as tuas, meu Deus! L I N D A S !
    Ah...mas não me interprete mal. Não é nada de preconceitos, ou coisa semelhante. Admiro duas coisas em quem gosta: a beleza das imagens, o colorido, o bom gosto na escolha das tatoos...E a outra coisa, cá entre nós, é a pele boa, firme, lisa, jovem, m a r a v i l h o s a s, que comportam belas tatuagens. Ponto!

    Tenho medo das agulhas. Só topo a acupuntura. Se fosse pra fazer, faria uma linda borboleta, um beija flor, uma violeta, na nuca, na coxa, no seio...Hummm, acho lindo, e doeria pouco, ACHO! ( que medo!)

    Mas, tatuagens, nada tem a ver com moral, com caráter, com bondade ou maldade, porque isso existe sim, nos olhos de quem critica, ou censura. Estamos "carecas" de ver todos os dias os piores elementos de terno e gravata, ostentando posições de destaque em nossa sociedade, sem nenhuma tatoo,a lesar os cofres públicos, o povo, sacaneando e esfolando as classes menos privilegiadas. Ponto.

    Parabéns Joicy amada, pela homenagem à sua amiga. Por mostrar-se como você é, seu jeito, seus gostos, e seu lindo coração!

    E, gostei do teu comentário lá no "Sementes...",. porque senti que foi muito sincero...Arrepiei!

    Bjossss da "trenzona" Lu... ( é assim que a amada Cissa, me chama agora, uiaaa! rss)

    ResponderExcluir
  3. Oi Joicy!
    Nossa! A Helaine parece ser super divertida :D
    Deve ser muito legal conversar com ela!
    Eu gosto de tatuagens, não sei se faria em mim, mas em outras pessoas fica muito bonito - claro, depende da tatuagem XD

    Sobre seu comentário: Eu acho que primeiro, se todos querem se sentir á vontade, é bom começarem a parar de se xingar.
    Talvez assim, a gente se envolvesse mais com qualquer coisa que fosse proposta.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Joicy, Achei super legal o texto. Serve pra tirar essa imagem de que quem tem o corpo tatudado tem "um parafuso a menos", rs.
    Se pensarmos bem, quem toma essa decisão tem total controle sobre suas ações, porque é uma decisão muito importante marcar o seu corpo pra sempre.
    Eu ainda penso em fazer uma tattoo no futuro, mas tem que ser algo bem significativo pra mim.

    Tenha um bom domingo. Beijo.

    ResponderExcluir
  5. ah Joicy que texto lindo da Helaine, uma pessoa intensa pelo que pude observar. E bem tatuada também! Eu não gosto de tatuagens, mas não tenho preconceitos quanto a isso, cada um faz com o corpo dele o que gosta.No meu corpo eu deixo instalar as celulites, pq gosto de comer [picanha e cupim assados são minhas perdições].Faço com o meu corpo o que gosto também kkkkkkkkkkkkkkk
    Linda a Helaine e linda você!
    beijokas doces

    ResponderExcluir
  6. Olá!Boa noite!
    Tudo bem por aqui?
    Joicy!
    Parabéns pela homenagem!
    Prazer, Helaine!
    Belo texto relato!Belas imagens!Belas tatoos!
    ... o preconceito sempre existiu, algumas dissimuladas e hipócritas, contra pessoas tatuadas também, mas não podemos admitir que pessoas sejam julgados pelas tatoos...
    ...eu não tenho e não sei se algum dia eu faria!
    Bom Domingo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Hey Joicy! Também sou apreciador da arte, tanto que tenho 9 tattoos, tenciono "fechar" o braço direito ainda este ano. Mas enfim...

    Excelente post! Gostei muito do texto da Helaine e de sua filosofia de vida. A menção que ela fez a Gibram foi a Glória para mim, pois é um dos meus escritores favoritos.

    No mais (eu já disse que o post é otimo? Atá!), achei linda a sua intenção, divulgando a arte e ao mesmo tempo nos apresentando sua amiga, que é das nossas...

    Um abraço!


    ResponderExcluir
  8. Foi bom saber que as escolas estão aceitando tatuados. Quando eu trabalhava nem uma boroboletinha podia voar em um corpo.
    Até porque os pais já estão quase todos tatuados em casa.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Jó! tudo bem?
    Legal pra quem tem coragem, hahahahahhaha. Minha esposa fez uma tatuagem esvrita "ANDRÉ AMOR ETERNO" um dia antes da gente se casar, e agora fez um gatinho no ombro. Hahahahahahaha, agora ela quer fazer mais algumas totuagens!

    Tem essa menina aqui:
    http://www.facebook.com/MonikVenturini

    Que é minha amiga de muitos anos no orkut e facebook, ela é artista plástica lá de Curitiba, roqueira igual a gente, e totalmente tatuada! Se der entre no face dela, ela é gente fina e vcs vão ser amigas! Tenho certesa!

    Um beijão a todos daí e fuquem com Deus!

    ResponderExcluir
  10. Helaine é muito linda!
    Há tempos atrás pessoas que trabalhassem no meio escolar não podiam ser tatuados, da mesma forma não podia ser militar, hoje em dia esta visão preconceituosa mudou muito, mas ainda precisa mudar mais!
    Tenho vontade de tatuar perto de minha orelha, mas ainda não tomei coragem.
    Bjoks

    ResponderExcluir
  11. Oi Joycinha,

    Tudo bem? Como te falei, sempre tive vontade de ter uma tatuagem, mas por respeito a minha mãe, nunca fiz. O preconceito ainda é grande na geração da minha mãe. E, mesmo com um entendimento diferente, fui levando e nunca realizei o meu sonho de consumo.

    No mais, a sua amiga apresenta elevada presença de espírito, motivação e vida nas imagens. Gostei também das particularidades que ela apresentou no seu cotidiano.

    Boa semana e beijos lindona.

    ResponderExcluir
  12. Hey Joicy
    Muito bacana o seu post, legal a iniciativa.
    Penso em fazer uma tatuagem mas não será num futuro muito próximo pois meus pais respeitam minha ideia mas não aprovam, eles não se importam de eu fazer uma tatuagem contanto que eu a pague com meu próprio dinheiro, ou seja, só quando eu trabalhar.
    Abç

    ResponderExcluir
  13. OI, JOICY QUERIDA!!!
    ME SENTI MUITO LISONJEADA COM A HOMENAGEM A MIM PRESTADA AQUI... ACHEI LINDA A SUA INICIATIVA E AMO SEU TALENTO EM DIVULGAR A ARTE EM QUALQUER ÂMBITO!!! ESPERO QUE CONTINUE ASSIM, COM ESSA VISÃO ABERTA E DESCONTRAÍDA!!!
    BEM, ÀS PESSOAS QUE GOSTAM DE TATUAGEM TENHO A DIZER QUE ELAS DEVEM ENTENDER BEM COMO É VIVER ESSA PAIXÃO. ÀS QUE NÃO GOSTAM, MAS QUE NÃO VEEM DE UMA MANEIRA DISTORCIDA, EU PARABENIZO. ÀS QUE GOSTARIAM, E POR ALGUM MOTIVO MAIOR AINDA NÃO FIZERAM, DIGO QUE NUNCA É TARDE PAR COMEÇAR, POIS A MINHA PRIMEIRA FIZ AOS 39 ANOS...ENTÃO!!! E A TODAS ELAS, DIGO QUE NÃO ME ARREPENDI DE NENHUM TRAÇO QUE FOI DESENHADO EM MEU CORPO (E QUERO MAIS). QUANTO À QUESTÃO PROFISSIONAL, TENHO SORTE DE TRABALHAR COM PESSOAS DE VISÃO AMPLA, QUE ME VEEM PRIMEIRO PELO QUE POSSO PRODUZIR E NÃO PELO MEU GOSTO PESSOAL... E AGRADEÇO MUITO POR ISSO, POIS SOU BEM VALORIZADA NO LUGAR ONDE TRABALHO. O QUE ME FAZ IMENSAMENTE FELIZ.

    AGORA, COMO NÃO PODERIA DEIXAR DE SER, QUERO LEMBRAR OS ARTISTAS QUE FORAM RESPONSÁVEIS POR TANTA BELEZA ESTAMPADA EM MIM. SÃO ELES: FABRÍCIO BEIJA-FLOR, EMERSON FERA TATTOO, ELY DE SOUZA (TATTOO 13),LÉO TATTOO (MARANHÃO), JULIANA TATTOO E CLÁUDIO BONES... A ELES, VIDA LONGA E MUITA ARTE!

    UM BEIJO BEM GRANDÃO PRA VOCÊ, AMIGA JOICY!!!E ATÉ O PRÓXIMO ROCK N' ROLL!!!
    BEIJOS A TODOS E OBRIGADA....
    HELA!NE

    ResponderExcluir
  14. OI, JOICY QUERIDA!!!
    ME SENTI MUITO LISONJEADA COM A HOMENAGEM A MIM PRESTADA AQUI... ACHEI LINDA A SUA INICIATIVA E AMO SEU TALENTO EM DIVULGAR A ARTE EM QUALQUER ÂMBITO!!! ESPERO QUE CONTINUE ASSIM, COM ESSA VISÃO ABERTA E DESCONTRAÍDA!!!
    BEM, ÀS PESSOAS QUE GOSTAM DE TATUAGEM TENHO A DIZER QUE ELAS DEVEM ENTENDER BEM COMO É VIVER ESSA PAIXÃO. ÀS QUE NÃO GOSTAM, MAS QUE NÃO VEEM DE UMA MANEIRA DISTORCIDA, EU PARABENIZO. ÀS QUE GOSTARIAM, E POR ALGUM MOTIVO MAIOR AINDA NÃO FIZERAM, DIGO QUE NUNCA É TARDE PAR COMEÇAR, POIS A MINHA PRIMEIRA FIZ AOS 39 ANOS...ENTÃO!!! E A TODAS ELAS, DIGO QUE NÃO ME ARREPENDI DE NENHUM TRAÇO QUE FOI DESENHADO EM MEU CORPO (E QUERO MAIS). QUANTO À QUESTÃO PROFISSIONAL, TENHO SORTE DE TRABALHAR COM PESSOAS DE VISÃO AMPLA, QUE ME VEEM PRIMEIRO PELO QUE POSSO PRODUZIR E NÃO PELO MEU GOSTO PESSOAL... E AGRADEÇO MUITO POR ISSO, POIS SOU BEM VALORIZADA NO LUGAR ONDE TRABALHO. O QUE ME FAZ IMENSAMENTE FELIZ.

    AGORA, COMO NÃO PODERIA DEIXAR DE SER, QUERO LEMBRAR OS ARTISTAS QUE FORAM RESPONSÁVEIS POR TANTA BELEZA ESTAMPADA EM MIM. SÃO ELES: FABRÍCIO BEIJA-FLOR, EMERSON FERA TATTOO, ELY DE SOUZA (TATTOO 13),LÉO TATTOO (MARANHÃO), JULIANA TATTOO E CLÁUDIO BONES... A ELES, VIDA LONGA E MUITA ARTE!

    UM BEIJO BEM GRANDÃO PRA VOCÊ, AMIGA JOICY!!!E ATÉ O PRÓXIMO ROCK N' ROLL!!!
    BEIJOS A TODOS E OBRIGADA....
    HELA!NE

    ResponderExcluir
  15. Joicynha, Leoa!
    Tudo bem?
    Você sabe que sou suspeita, pois curto tatoos. E acho que cada um tem que fazer o que gosta e como, se isso não prejudicar ninguém.
    No meu caso, tenho só duas tatoos e pequenas.
    Achei muito legal você mostrar a história da tua amiga, a partir desse aspecto das tatoos.
    Nossa... só numa boa..., mas que idade tem tua amiga? Se ela trabalha há 27 anos? Bem, eu trabalho há 26, será que regula comigo? Curiosa hahaha Mas ela é muito jovial, aliás, uma das marcas da tatoo é justamente isso, a jovialidade de ideia e atitude.
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  16. Joicy e Helaine,

    infelizmente boa parte da sociedade ainda prefere enxergar apenas o "externo" e vê as tatuagens, não raramente, com maus olhos. Dos meus tempos em Sampa tive amigos com tatuagens e eles eram rotulados de sei lá quantos nomes - eu nunca fiz por "n" razões e uma delas é por causa da minha mãe que me deserda se eu fizer uma tatuagem...rsrs Mas é como a Luluzinha afirmou, por respeito e também porque nunca foi imperativo de minha parte. Mas admiro bastante tatuagens - as bem feitas, é claro, porque tem umas por aí...lembrei de uma tatuagem do ex-pugilista Popó em que tentaram fazer o rosto da esposa e ficou uma figura muito estranha rsrs

    Mas aos poucos, sinto, o preconceito com as tatuagens anda um tanto menor. Talvez pelo fato de ser mais comum no dia a dia, também; mas principalmente pelo fato das pessoas também aceitarem mais.

    Bjs! E boa semana!

    ResponderExcluir
  17. Olá, Joicy.
    Muito legal esta homenagem à sua amiga, que parece ser bem parecida contigo em diversos aspectos.
    Tenho muitos amigos que são rpgistas e são bem pouco convencionais na forma de se vestir e agir, mas são as pessoas mais inofensivas que se pode conhecer.
    Nunca pensei em fazer tatuagem, mas não tenho nada contra quem faz, e julgar alguém pela aparência nunca levou a nada.
    Abraço, Joicy.

    ResponderExcluir
  18. Oi Joicy!
    Acho muito legal esses seus posts sobre tatoos, pois mesmo eu não tendo coragem de fazer em mim, acho legal quem tem. E essa sua amiga tem bastante hein... hehehehhehe. Essas paradas de preconceito é ridiculo, não sei como ainda existe, cada um faz o que quer com seu corpo, os outros tem mais é que respeitar, não é dificil. Mas fazer o que... um dia chegamos lá.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Joicy
    Você sabe a minha opinião sobre tatuagem, eu já te disse no outro post antigo, quando ainda nem tinha blog, tem a resistência do Marcos, e eu tenho medo kkkkkk, mas eu falo prá todo mundo que eu conheço que tem preconceito com pessoas tatuadas sobre você, inclusive quando estive com a blogueira Maria Teresa, não tem nada a ver o preconceito, se ainda existia um resquício dentro de mim, quanto te conheci, vi que era pura besteira, de coração. Você é uma pessoa maravilhosa, e até conservadora, mais do que muitas pessoas que não tem tatoos, essa sua amiga também, pelo que escreveu. Gostei muito do post!
    Bjão. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  20. Olá Joicy,
    Olha sinceramente eu acho muito bonito de ver, mas jamais faria uma tatuagem no meu corpo ( a não ser a língua dos Stones em tamanho reduzido no braço por um mega, ultra, super profissional, rsrsrsrsrs... ). Vejo que você e a amiga fazem parte de um grupo de pessoas conscientes dessa arte, tanto que os desenhos escolhidos são lindos e muito bem feitos!

    Infelizmente ainda existe muita gente hipócrita que vai criticar sem de fato conhecer como a coisa funciona, e isso é lamentável!

    Cada um sabe de si, e no fundo o que importa mesmo é a qualidade da arte (já comprovada) e a pessoa enquanto sere humano, e pelo que sei são duas educadoras nota 10!

    Excelente post!
    --> Blog Telinha Critica <--

    ResponderExcluir
  21. Acho lindo tatoo, nao faria em mim por que nao tenho algo que eu queira marcar em minha pele, mas adoro demais quem tem. Ela é linda mesmo, e tem todo um estilo bacana. Gosto de gente assim como voces.

    ResponderExcluir
  22. Oi Joicy, sem dúvida, um texto muito completíssimo e lindas as fotos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá Joicy!

    Gosto de tatoos, embora não tenha nenhuma, mas gosto.

    Bonito post dedicado a uma pessoa bonita.

    Obrigada pela tua visita. Fiz "curtir" na tua página!

    Beijinhos,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Adorei o post, fora a importância de se conscientizar sobre o tema, ele ainda nos apresenta uma pessoa que parece ser tão fantástica quanto ti. Lendo dá uma baita vontade de conhecer a Helaine e até de ter sido aluno dela. De fato precisamos de mais mentes abertas assim nas escolas, pois é lá, que uma parte do caráter do indivíduo é aperfeiçoada. Eu tive professores que tinham uma postura completamente diferente...

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/08/vivendo-e-aprendendo.html

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/09/habemus-papam.html

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  25. Querida amiga

    Só em gostar de Gibran,
    já valeu qualquer
    outra descrição...


    Que haja sempre em ti,
    o olhar da alegria.

    ResponderExcluir
  26. Você pediu respeito, então nem posso elogiar o seu pernão fechando o post com chave de ouro...rs sua chata...rs
    Adorei o post e um dia quem sabe tomo coragem...kkkkkkk será???rs E se um dia isso acontecer, quem será a primeira a saber? Hum? Hum? Chuta aí...r
    Beijosssss!!!
    Theka.

    ResponderExcluir
  27. Linda sua amiga, por dentro e por fora.
    Eu penso que não exista mais tanto preconceito assim com tattoos, eu, particularmente, adoro mulheres tatuadas.
    Talvez este preconceito ainda se instale na cabeça de "certas pessoas" da turma do cara com nome estranho, ahahahaha, mas esta "espécie" que infelizmente não está em extinção veem a podridão que tem dentro delas e focam nos outros e em coisas nada a ver.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  28. adoro essa diva Helaine,linda e amiga....saudades sua fofa... :) by jessica santos

    ResponderExcluir

Olá! Faça seu comentário!

Mas, NÃO DEIXE DE LER A POSTAGEM! ;)

Sinta-se a vontade!!! Sacomé, né!? Se você leu e chegou até aqui, não custa nada comentar... :)