30 de out de 2011

Johnny Depp e Tim Burton

Olá! O assunto de hoje é sobre FILME! Como já sabem, aaadoooorooooo...
O filme que eu gostaria de apresentar aqui é Dark Shadows, do talentosíssimo diretor Tim Burton em parceria com o excêntrico Johnny Depp e com a nada menos que maravilhosa atriz, Helena Bonham Carter, como integrantes do elenco. Sim, eu sei que tem outro filme do Johnny saindo do forno ainda esse ano, The Rum Diary. Mas esse será assunto para outra hora! :) Como gosto muito de filmes de vampiros, essa será a bola da vez.
O filme Dark Shadows  será baseado na série homônima de TV, que passou entre 1966 e 1971. Segundo informações que li graças ao papai "gúgol", sua chegada nos cinemas dos EUA está prevista para 11 de maio de 2012.
"Este é um filme aguardado com grande expectativa por fãs de Tim Burton e cinéfilos em geral. Depp interpreta Barnabas Collins, um verdadeiro bon vivant que após ter sido transformado num vampiro e enterrado vivo por uma bruxa no século XVIII , emerge em 1972 para um mundo completamente diferente daquele que ele conhecia."[AnteCinema]
Estou super ansiosa por mais esse filme do meu ator favorito. Aí muitos poderão até me dá um "Aham, senta lá Joicy! Você é só mais uma. Entra na fila minha filha!"
Tuuuuudo bem! Sem problemas, porque tem pra todas e todos, oras bolas! E não me canso de dizer que adoro o johnny depp desde meus 15 anos (simm, meu amor a primeira vista foi com Edward Scissorhands, e daí!? Até escrevi uma redação sobre esse filme...) e já faz muito tempo que eu fiz 15 anos, porém não vou entrar nesse detalhe sórdido, baby! rs Abafem o caso, please! Entretanto, meu encanto por ele, não se justifica somente pelo fato dele ser um muso, divo, lindo, diliça, tudão de bom e blablabla... Eu acho que ele é tudo isso sim e seria super hipócrita em afirmar o contrário, porque eu tenho dois olhos que enchergam muito bem, obrigada! Contudo, deixo claro que esse não é o único motivo de minha paixão pelo John(ui, que intimidade!). Até mesmo porque beleza, temos aos montes no cinema e grande parte desses não tem nenhuma qualidade a ser ressaltada, além da "boniteza". Com isso, deixo claro que adoro o Johnny, pois, como uma cinéfila de carteirinha, camiseta, chaveirinho e boné o acho um ator super competente, com uma atuação impecável. Suas atuações me enfeitiçam. Sou fã mesmo! E tenho dito... ;)
Enfim, acabou que a postagem foi mais sobre Johnny Depp do que sobre o filme Dark Shadows.
Mas, para nos animarmos um pouquinho com a chegada de mais essa obra prima de Tim Burton, deixo aqui algumas fotos pra vocês se deliciarem!!
Elenco
 Tim Burton e Johnny Depp, uma parceria que dá super certo!
Segue também uma foto de minha coleção de filmes do Johnny Depp. Essa coleção faz parte do espaço principal de minha humilde DVDteca, que em breve terá a companhia de The Rum Diary e Dark Shadows.

29 de out de 2011

Viajando com Sofia

Olá! Hoje é o Dia Nacional do Livro. 

Você sabe do por que se comemora essa data? Vai aí um pouquinho de história, para nos situarmos:
Por que foi no dia 29 de outubro, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO. [ProLivro]
Então, nesse dia, nada melhor do que falarmos sobre livros! 

Quem me conhece, sabe o quanto amo ler! Por isso, gostaria de compartilhar com vocês um livro eu amo demais. 'O mundo de Sofia', de Jostein Gaarder, me agarrou pelos olhos, alma e coração, num período de minha vida em que eu estava contestando tudo o que acontecia a minha volta. Era um livro emprestado. Vários anos depois fiz questão de comprar para poder tê-lo ao meu alcance, sempre que quisesse. Era maravilhoso ler e viajar pelas descobertas de Sofia. Pode parecer clichê, mas esse foi um livro que, de forma gostosa, me levou a amar filosofia! 
Gosto tanto dessa obra, que ano passado comprei a minissérie norueguesa, baseada nesse best seller. A minissérie não tem a superprodução de Hollywood, mas vale a pena ser visto. Não dá pra comparar com a grandeza do livro, no entanto, não me arrependo de ter comprado o DVD.  Então, para quem ainda não teve a oportunidade de ler essa maravilha, fica a dica de leitura. Aprecie. Vale muito a pena! 

E você? Tem algum livro que lhe marcou?!

Vejam que lindo, estou no Educar para crescer com esse mesmo livro. 

Me visitem no EducarParaCrescer! => O livro que fez a cabeça da professora Joicy Fonseca!

 
A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede. [Carlos Drummond de Andrade]

28 de out de 2011

Maria vai com as outras

Aproveitando que o mês da criança está acabando, vou fazer um post em homenagem aos pequenos... 
Sugestão de um bom livro para ser lido às crianças! A história é encantadora... Chama-se Maria vai com as outras, da Sylvia Orthof.
O livro conta a história de Maria, uma ovelhinha que fazia tudo o que as outras faziam. Ela podia não gostar, mas seguia o rumo que as outras seguiam... Maria nunca fazia o que queria! Até que um dia...
Pronto parei por aqui! Simmmm, eu sei que essa história é bem "lugar comum", mesmo! 
Acredito que todo mundo conhece alguém assim. Uma Maria ou um José vai com as outras! Ou até mesmo a gente se pega em momentos em que preferimos trilhar os caminhos alheios do que o nosso caminho, não é mesmo!? 
É uma ótima história para ajudar nossas crianças na conquista da autonomia. Todos os anos eu leio para meus alunos. #FicaDica




26 de out de 2011

The Walking Dead

Hoje vou falar um pouquinho sobre seriado. Em específico, meu seriado do momento, The Walking Dead...
Pra quem acompanha, sabe que a segunda temporada já começou. Assisti os dois primeiros episódios e já estou enlouquecendo à espera do próximo! 
Estive lendo a respeito do início da temporada e pelo visto a série está "bombando geral". Todo mundo vidrado! Mas, isso já era de se esperar. Pra quem não conhece, #FicaDica. Pra quem acompanha, que tenhamos nervos de aço. Porque a ansiedade está ligada no máximo!

The Walking Dead: Season 2 - Official Trailer




24 de out de 2011

Minhas tardes com margueritte

Pelo jeito, tirei os últimos posts para falar sobre filmes. Ah, mas já deixei claro que eu amoooo muito tudo isso! Não é mesmo!? Então, como não posso deixar de compartilhar, vamos lá! De acordo com o que já falei lá no RostoLivro, ontem, minha BestFriend Karla Xavier, levou-me ao cinema pra assistir o filme francês "MINHAS TARDES COM MARGUERITTE". Fui pega de surpresa, com esse belíssimo filme, pois entrei na sala do cinema sem saber nada sobre ele. NADA! Não esperava que fosse sair tão encantada assim. A verdade é que a palavra para definir meu sentimento, não seria "encantada", mas sim "apaixonada! Lindo, lindo! Gérard Depardieu está magnifico!! Fiquei maravilhada pela linda amizade entre o prestativo  Germain e a doce e super fofa velhinha, Margueritte...
Eu poderia utilizar diversas palavras para definir esse belo filme, mas colocarei aqui apenas três: beleza, simplicidade e sensibilidade...
Sinopse:
Imagine o encontro de duas forças. De um lado, mais de 100 quilos de pura ignorância e do outro menos de 50, carregados de ternura. Entre eles, uma diferença de décadas de idade e em comum, o encanto pelos livros. Esta é a história de um cinquentão pobre com as palavras e uma idosa inversamente rica com elas.
Quando criança, Germain (Gérard Depardieu) foi chamado de burro na escola por todos e em casa, com sua mãe solteira, não era diferente. A dificuldade de ler se perpetuou numa espécie de bloqueio intelectual. Já adulto, sua vida se resumia a viver de bicos, ainda ser alvo de brincadeira dos amigos e, principalmente, conviver com o eterno desamor da mãe. Contudo, quando Margueritte (Gisèle Casadesus) faz com que as páginas de um livro se abram novamente para ele, este reencontro com o universo das letras amplia seu horizonte e o único limite - agora - será somente a sua vontade.[AdoroCinema]



23 de out de 2011

Toda criança é especial!


Minha querida Helena Mac indicou o filme "Toda criança é especial"... filme indiano que fala sobre dislexia. Fiquei encantada! E como tudo o que é bom, deve ser passado adiante, resolvi compartilhar com meus amigos do FaceBook e com vocês do blog, também. Esse filme deve ser assistido não só por mães, pais e professores. #FicaDica para todos!
"Taare Zameen Par é um filme delicado e questionador que fala da relação da escola e do professor com o aluno. Produzido e dirigido pelo indiano Aamir Khan, e que no Brasil recebeu o nome “Toda Criança é Especial”, o longa-metragem aborda a vida de um garoto de 8 anos que é rejeitado pela escola e, em consequência, pelos pais.
Diagnosticado como disléxico, o menino é repreendido por ter dificuldade de se concentrar e acaba deprimido ao ser encaminhado para um internato. Lá, um professor atento e dedicado acaba por trazê-lo de volta à vida, com seu jeito diferente de educar." [Território escola]



15 de out de 2011

Dia dos Professores

Hoje é dia dos professores. Então, nada mais justo do que parabenizar todos os meus companheiros que ainda acreditam que a educação é o caminho para que mudanças aconteçam, de fato.
Sabemos que a coisa não esta boa para nosso lado, pois não somos verdadeiramente valorizados.
Quero acreditar que chegará o dia em que nossos governantes nos tratarão com mais respeito, valorizando nossa profissão, com salários dignos e melhores condições de trabalho. 
Também desejo ver o dia em que as famílias (sem querer generalizar) desempenharão seu papel na educação de seus filhos, parando de jogar suas responsabilidades na escola. Lembre-se, professor/professora não é um faz tudo! Não é nossa função consertar o que vocês não conseguem fazer em casa.
Ainda acredito que chegará o dia em que os alunos, tendo recebido boa educação em casa, chegarão às escolas tendo o mínimo de respeito pelos educadores.
Acredito no tempo, em que todos os professores estarão dando aula, porque gostam* do que fazem e não porque caíram de paraquedas, numa profissão que nunca desejaram verdadeiramente.

*Não confundam as coisas... O fato de desejar que os professores precisam gostar do que fazem não quer dizer que devam deixar de exigir seus direitos(não confundam minha fala com a daquele político** Cid Gomes que declarou acreditar que os professores devem trabalhar por amor e não por dinheiro)... sou a favor de salário dígno e excelentes condições de trabalho, SEMPRE. Inclusive foi meu primeiro desejo. Lembram!? Afinal, todo profissional anseia por valorização.

**Eu ia escrever POLÍTICO SAFADO. Mas, resolvi não soar repetitiva. Afinal, nesse contexto, são sinônimos. :)

13 de out de 2011

Trabalho. Sim, trabalho!

Hoje foi dia de teatro na Escola Governador Olinto de Paula Leite, meu local de trabalho, em comemoração à semana da criança.
Não, nós não convidamos nenhuma grande companhia de teatro para apresentarem às nossas crianças. Apesar que tivemos grande atores... talentosííííssimos! rs... e não há brincadeira alguma nesse comentário, apesar do risinho.
Bom, foi apenas o grupo de professores que se dispuseram a fazer uma encenação do musica "Rato" do Grupo Palavra Cantada(Adoooro!!!).
Foi lindo... tivemos a colaboração de toda a equipe de professores, em especial: Juliana Azevedo e Marcia da Mata Rocha.
As atrizes que arrasaram no "palco" foram as queridas prôzinhas Adriana, Clégia, Eleusa, Janayna Nogueira, Joicy Doux Sorcière e Kênia Soares.
Foi maravilhoso podermos trazer um pedacinho de alegria para nossas crianças, por meio do teatro!
Para compartilhar um pouquinho desse momento tão especial, seguem algumas imagens (Fotos by prôzinha Luzimar).






Câmbio, desligo!

9 de out de 2011

Velha infância?

Conversando com alguns amigos do FaceBook, recordei tantas coisas de minha infância.
Quando eu era criança amava brincar na rua! A gurizada brincava de queimada, bandeirinha, balança caixão, bete, pique pega, pique esconde, pique no ar (e quantos mais piques desse pra inventar), polícia e ladrão e mais um monte de brincadeiras legais... Tá, eu sei, brincar na rua hoje, principalmente nas grandes cidades, se tornou impossível!
Adorava brincar de boneca, pular corda, bambolê, pular elástico, amarelinha, casinha...
Como eu gostava de fazer "cozinhadinha" no quintal de casa, juntando um par de tijolos para improvisar um fogãozinho e  gravetos para fazer o fogo (que perigo, eu sei!). Melhor de tudo era comer aquela gororoba, com os amiguinhos. 
Como professora, posso afirmar que hoje a maioria das crianças só ouve falar dessas brincadeiras no conteúdo escolar, quando trabalham o tema Folclore. O que é uma pena!
Não sou do tipo saudosista, que fala mal de tudo o que existe nos dias atuais. Acho tudo de bom a evolução tecnológica. Eu que o diga!! Mas, fico muito triste ao ver que encurtaram a infância da meninada de hoje.

6 de out de 2011

Protesto válido ou não válido? Eis a questão!

Acredito que a maioria dos internautas saibam da campanha que rolou nas redes sociais, aproveitando que a semana da criança está próxima. Quem não sabe, vou explicar: "Troque a foto do seu perfil por um desenho animado ou personagem de gibi que marcou sua infancia até dia 12/10 (dia das crianças)! Uma forma de manifesto contra a violência física, mental, abandono de crianças, pedofilia... Enfim, quaisquer tipos de maus tratos contra crianças. Libere a criança que ainda há em você, e vamos protestar!"
Essa campanha gerou um auê no RostoLivro. Contra e a favor!
Diante disso, meu marido, Ricardo Machado, escreveu o comentário abaixo, em sua página do FaceBook. Quem me conhece, sabe que sou "piolho" dessa rede social. Por isso e pelo fato de ter gostado muito do post, estou compartilhando por aqui também.
"Caraca! Como é fascinante a internet né?! Olha só, uma simples "brincadeira" ou "protesto", como preferirem, causou um estardalhaço gigante no FACEBOOK.

Esse tal de "troque seu AVATAR por um desenho animado de sua infância"...

Uma galeeeeeera trocou e se divertem com isso, outra galeeeeera não trocou e criticam, alegando +/- q isso não é protesto de verdade q quem quer protestar q vá as ruas cobrar das autoridades, q faça justiça com as próprias mãos, q bata, mate, esmurre, torture o tal desgraçado pedófilo.

Bom, o q eu vejo sobre isso?! É q, realmente o "Protesto" q muitos aqui criticam, foi válido até então, pq os "reclamões", "mal humorados" (como foram chamados pelos q aderiram ao "protesto"), tb se manifestaram, falando sobre a tal "brincadeira" talvez mais até do q os próprios participantes. O q podemos dizer q a "brincadeira" trouxe o assunto (pedofilia) a discussão pública (ou facepública, rs), trouxe a sensibilidade em cada um, a reflexão do assunto tão delicado, repugnante, gerando manifestos, forçando as pessoas se expressarem e darem suas opniões, até controversas talvez. Mas temos q concordar, por mais inofensiva e boba q possa parecer essa CAMPANHA, pelo q vejo, ela surtiu um grande efeito na massa 'FACEBUKIANA'... Querendo ou não, vcs q criticam, tb fazem parte do PROTESTO."
(Ricardo Machado)
Deixo claro que euzinha fui uma das pessoas que reclamou dos mal humorados de plantão! Resolvi fazer parte do protesto e usei minha amiguinha Smurfette como avatar, para meu perfil do RostoLivro. Mas, garanto(sem falsa modéstia mesmo!) que não parei por aí, pois minhas atitudes no dia-a-dia mostram que tento fazer a diferença. Porém, tenho que concordar com o Ricardo, pois de uma forma ou de outra, esse protesto, realmente, mexeu "geral" com a galera... seja contra ou a favor da campanha! 

 

5 de out de 2011

Pedofilia é crime!!!! Denuncie...

Andaram divulgando um link de pedofilia, numa fanpage super movimentada do FaceBook (com boas intenções, ou seja, para denunciar)... Mas, isso me deixou preocupada!! Pois as pessoas não percebem que postar esses links que mostram cenas de pedofilia é uma forma de divulgação do material em questão. Isso não é recomendado, em hipótese alguma! A @SaferNet tem divulgado muito sobre essa questão, no twitter e no site, dizendo: "Por favor, não repassem links de pedofilia p/ Twitter e nem Facebook, uma vez que ao fazer isso vc está ajudando a divulgar imagens terríveis de abuso sexual de crianças."
Sendo assim, quando você perceber que alguém está compartilhando esse tipo de material, achando que é uma forma de levar mais pessoas a denunciarem, digam que esse não é o caminho... sugira que deletem o compartilhamento e denunciem o link em questão, diretamente nos sites da Safernet (http://www.safernet.org.br) ou da PF(http://denuncia.pf.gov.br). 

2 de out de 2011

Educando para a vida!

Vi essa foto, no facebook de uma amiga. Analisando essa frase, juntamente com a imagem, podemos perceber de maneira bem simples o papel do professor. Mas, como escrevi no RostoLivro, nessa digital, não vejo simplesmente a função de ensinar nossos alunos a codificarem e decodificarem ... não é o simples fato de escreverem seu nome próprio. Nessa digital, vejo nosso papel enquanto mediadores de nossos alunos, na construção do conhecimento. Seu reconhecimento enquanto cidadãos. Ajudando-os na compreensão de que reconhecer sua identidade, depende da forma como eles mesmos passam a se reconhecer no mundo. Joicy Fonseca



Game Of Thrones

Há pouco mais de 2 meses terminei de assistir ao seriado Game of thrones.
Está aí, uma série excelente... intrigante, apaixonante, surpreendente e revoltante em alguns momentos(não vou colocar spoilers... mas, vou adiantar que algumas mortes me deixaram "morrida de morte matada"). É uma série do tipo que faz seu sangue ferver, te faz perder o fôlego, esperando ansiosamente por cada episódio!!! Meus personagens favoritos, durante a primeira temporada desse seriado foram Tyrion Lannister, “Ned” Stark, Khal Drogo, Daenerys Targaryen e Arya (não necessariamente nessa ordem)... O que tenho a dizer é: quero segunda temporada de game of Thrones jááááá!!!! Mas, como sei que meu pedido não poderá ser atendido, só posso esperar ansiosamente pela próxima temporada...
Para ocupar meu tempo, o jeito é assistir outras séries e ler os livros que comprei recentemente (A guerra dos Tronos - livro 1 e A fúria dos Reis - livro 2)... logo comprarei o terceiro. 
 
 “Ned” Stark

 Khal Drogo

 Daenerys Targaryen
 
 Tyrion Lannister

Arya Stark